Processo Seletivo 02/2019: Já podem ser feitos pedidos de isenção de taxa

Começou nesta segunda-feira (11) o período destinado às solicitações de isenção da taxa de inscrição. A isenção permite ao candidato se inscrever no Processo Seletivo 2019 - 2º semestre SEM PRECISAR PAGAR NADA. Confira nas matérias anteriores (abaixo) como fazer o pedido e outros detalhes importantes.

Ascom/ Reitoria
11/03/2019

________________________________________________________________________________________________________________________________________

Processo Seletivo 02/2019: Edital de isenção traz novidades

A Pró-Reitoria de Ensino do IF Sudeste MG já divulgou o edital de isenção da taxa de inscrição do processo seletivo para o 2º semestre de 2019. Os interessados devem solicitar a gratuidade da taxa entre os dias 11 e 27 de março. O edital  está disponível no site da Copese. Para o processo seletivo do meio do ano, o IF Sudeste MG vai oferecer 735 vagas, distribuídas entre 25 cursos, nas modalidades de ensino técnico, graduação e pós-graduação.

O Campus Avançado Cataguases e o Campus Avançado Ubá vão oferecer vagas em cursos técnicos. Além deles, há vagas nos campi Juiz de Fora (cursos técnicos e graduação), Manhuaçu (cursos técnicos e pós-graduação), Rio Pomba (graduação e pós-graduação) e Santos Dumont (cursos técnicos, graduação e pós-graduação).

Quem pode pedir a isenção

Podem pedir isenção de taxa pessoas que estudaram integralmente em escola pública durante todo o ciclo anterior. O que isto significa? Se você vai tentar um curso técnico (integrado ou concomitante), precisa ter cursado todo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) em escola pública. Mas, se você vai tentar um curso técnico subsequente, ou um curso superior (graduação ou pós-graduação), precisa ter estudado durante todo o Ensino Médio neste tipo de escola. Em nenhum destes casos é necessário comprovar renda. Mas é necessário COMPROVAR que estudou sem pagar mensalidade.

Novidades

O Campus Avançado Cataguases vai oferecer os cursos técnicos concomitantes e subsequentes em Administração e Informática. O Campus Avançado Ubá oferece os cursos técnicos concomitantes e subsequentes em Administração e Desenvolvimento de Sistemas. O Campus Manhuaçu estreia a pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento de Sistemas Web. No Campus Rio Pomba, a novidade é o curso de graduação em Direito. O Campus Santos Dumont vai oferecer a pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea e ainda os cursos técnicos concomitantes e subsequentes em Administração e Automação Industrial.

Ascom/Reitoria
08/03/2019

Vem aí: edital de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2019 (2º semestre)

Candidatos que pretendem participar do Processo Seletivo 2019/ 2 já devem ficar atentos se quiserem se inscrever de graça. Até o dia 8 de março, será publicado o edital de isenção da taxa de inscrição, um documento que contém as regras sobre como participar da seleção de alunos sem pagar nada.

Uma das regras que já estão definidas é sobre QUANDO se pode fazer o pedido de isenção ao IF Sudeste MG: de 11 até 22 de março. É durante esses dias que a instituição vai receber a documentação enviada ou entregue diretamente pelos candidatos. No edital, vai estar escrito quais documentos você deverá entregar no campus que deseja estudar.

Podem pedir isenção de taxa pessoas que estudaram integralmente em escola pública durante todo o ciclo anterior. O que isto significa? Se você vai tentar um curso técnico (integrado ou concomitante), precisa ter cursado todo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) em escola pública. Mas, se você vai tentar um curso técnico subsequente, ou um curso superior (gradução ou pós-graduação), precisa ter estudado durante todo o Ensino Médio neste tipo de escola. Em nenhum destes casos é necessário comprovar renda. Mas é necessário COMPROVAR que estudou sem pagar mensalidade.

E quanto você pode economizar?

- R$25, se for se inscrever para os cursos técnicos presenciais;
- R$50, se for se inscrever para um curso de graduação;
- R$60, se o seu objetivo for ingressar num dos nossos cursos de pós-graduação lato sensu;
- R$100, se você quer fazer a prova para um curso de pós-graduação stricto sensu.

O edital de isenção da taxa de inscrição será publicado no nosso site de processos seletivos: copese.ifsudestemg.edu.br

Ascom/ Reitoria
26/02/2019